Bem Viver

Bem Viver

Talvez um dos poucos consensos entre diferentes grupos de pessoas seja a busca por viver dignamente, com acesso a direitos básicos como educação, saúde, trabalho, lazer e o respeito. Mas um dos aspectos que nos impede e afasta de uma "vida boa" é o fato de buscarmos isso individualmente. A ideia de prosperidade baseada no mérito individual reforça privilégios de classe, raça e gênero que impedem que a maior parte da população viva bem e tenha seus direitos básicos garantidos.

Esse valor reforça que uma vida plena é construída em comunidade. O Bem-Viver vai além de ter os direitos assegurados, é um princípio que depende da forma como lidamos um com o outro cotidianamente. No momento atual, de lutas e conflitos, ele pode ser definido como uma oportunidade de autocuidado e de cultivar equilíbrio mental e físico de nossa coletividade. Para isso é fundamental que lutemos por justiça econômica e ecológica, pelo fortalecimento dos vínculos comunitários, além de buscarmos uma individualidade saudável, ou seja, que não reforça privilégios, mas que promova as mesmas possibilidades e o bem comum para todas e todos.

Violência no bairro do Ibura, em Recife, altera local de atividade do Usina de Valores

Realizaríamos uma roda de conversa e slam de poesia no bairro do Ibura, em Recife. Mas foi preciso mudar os planos. Agora, a atividade acontecerá no Parque Treze de Maio.

Bem-viver é tema central da segunda formação em Recife

No segundo clico formativo do curso Usina de Valores em Recife, o valor Bem-viver e…

Recife recebe slam e oficina de poesia nos dias 16 e 17 de junho

A ideia é promover mais um debate aberto sobre Cultura e expressões de resistência, a exemplo da poesia que atravessa todo dia nosso cotidiano.