Coexistir

Coexistir na Diferença

Mais do que tolerar ou respeitar a diversidade, coexistir na diferença é essencial para a construção de sociedades democráticas. E isso se caracteriza tanto na necessidade de considerar, incluir e valorizar diferentes maneiras de ser e existir, como no respeito a diferentes perspectivas, desde que essas não sejam carregadas de preconceito e discriminação. A única perspectiva inaceitável para uma democracia é aquela que quer acabar com a multiplicidade de perspectivas, aquela que quer eliminar as diferenças.

A diversidade precisa ser compreendida como possibilidade de crescimento, fortalecimento e de ampliação de mundo, de direitos, de respeito e, fundamentalmente, de justiça. Para isso, é preciso buscar a equidade de possibilidades e de acesso aos direitos básicos. Uma sociedade democrática é aquela em que as diferenças coexistem e são valorizadas.

‘Autocuidado como ferramenta de resistência’ é tema de debate público em Recife

Um dos valores que norteia a atividade é o Bem-Viver, que foi definido por Pacheco, durante o evento de lançamento do Usina de Valores, em março de 2018, como um conceito que só pode ser praticado a partir “daqueles que foram colocados à margem de uma vida que valha a pena viver”. 

“O diálogo é fundamental pra gente entender que existem diferenças”, reflete Nátaly Neri

Para Nátaly Neri,  idealizadora do canal do YouTube Afros e Afins, o diálogo é fundamental…

Vídeo: por que falar de valores?

Estimular uma cultura de direitos humanos, baseada em valores coletivos, torna-se fundamental em um contexto…