Engajamento

Engajamento Político

Vivemos um momento de descrédito nas instituições democráticas e a antipolítica aparece como uma solução ética para vivermos moralmente. Mas isso tem produzido uma apatia que inibe as pessoas de atuarem e participarem mais ativamente da vida social, sendo protagonistas em relação aos seus próprios direitos. Entender e se apoderar dos mecanismos políticos e institucionais do país é importante, e usá-los a nosso favor não deveria ser visto como um dever, mas como um direito.

Mas ser e agir politicamente não se restringe ao voto ou a participar de estruturas partidárias e governamentais. Fazer política é buscar compreender os problemas que nos afetam direta e indiretamente, seja no âmbito pessoal, coletivo ou institucional; encontrar e aplicar soluções, posicionar-se e atuar. Somos todos seres políticos, todas as nossas ações são políticas. Nossas atitudes expressam e comunicam valores, partilhamos cotidianamente da construção de uma cultura social de respeito ou não aos direitos humanos.

RJ: Complexo do Alemão recebe oficinas sobre comunicação em direitos humanos

Os encontros pretendem repensar as perspectivas das mídias hegemônicas e provocar o olhar dos participantes para a criação de conteúdos com novas narrativas

Instituto Vladimir Herzog promove debate “Interesse público: As vozes de 2013” sobre as Jornadas de Junho

O Instituto Vladimir Herzog, com apoio do Centro Universitário Maria Antonia – Universidade de São Paulo…

Usina de valores promove oficina aberta sobre análise de conteúdo com uma perspectiva racial

A oficina foi desenvolvida com base na pesquisa “Narrativas brancas, mortes negras”. Durante um ano, os pesquisadores analisaram a cobertura da Folha de S.Paulo sobre a crise do sistema carcerário, como foi chamada na época, entre os dias 1 e 14 de janeiro de 2017.