Cinco territórios firmam compromisso coletivo para enfrentamento de violações de direitos

Em percurso formativo do projeto Usina de Valores, participantes estabelecem demandas prioritárias a partir do mapeamento dos desafios locais

Desde junho, Recife/PE, Belém/PA, Vitória/ES, Duque de Caxias/RJ São Paulo/SP passam pelo percurso formativo da Usina de Valores, que visa a vivência dos valores dos direitos humanos e o engajamento comunitário. Durante os encontros, os grupos participantes identificaram as principais violações de direitos humanos em seus territórios e estabeleceram compromissos coletivos para se mobilizar na próxima etapa do projeto por estas questões centrais:

  • Recife/PE: Os impactos das mudanças climáticas no Ibura
  • Belém/PA: Violação do bem viver
  • Duque de Caxias/RJ: Saúde da mulher
  • São Paulo/SP: Violação do direito à cidade
  • Vitória/ES: Desigualdade de gênero

O projeto de educação popular em direitos humanos Usina de Valores é uma realização do Instituto Vladimir Herzog com a parceria fundamental de entidades locais em cada território: Instituto Gênesis, Associação Santo Agostinho – ASA, Massapê, Instituto Nós em Movimento, Associação Comunitária do Bairro do Guamá e Centro Formação de Educadores Paulo Freire – SEMEC.

Três mulheres montam uma árvore de papelão, com folhas penduradas nos galhos. Em cada folha contém, escritos à mão, os desafios locais de Belém, Pará, mapeados pelos participantes do percurso formativo.
Encontro formativo em Belém/PA. Foto: Reprodução

Mapeamento a partir dos saberes locais

Para estabelecer seu compromisso coletivo, cada grupo identificou primeiro quais os principais desafios para garantia de direitos na realidades de seus territórios. Por meio da Metodologia Usina de Valores, participantes mapearam as problemáticas e potencialidades locais através de atividades como cartografias afetivas, levantamentos e rodas de conversa em que compartilharam suas experiências e percepções. Todo o processo acontece a partir do compartilhamento de saberes e valorização dos conhecimentos locais.

Grupo composto por quatro mulheres e três crianças se reúnem em volta de uma mesa para desenhar uma árvore em uma cartolina, em que devem escrever os desafios locais que encontram em Duque de Caxias, Rio de Janeiro.
Encontro formativo em Duque de Caxias/RJ. Foto: Reprodução

Mobilização

Na próxima fase do percurso, até novembro de 2024, os/as participantes irão desenvolver estratégias para mobilizar atores locais, visando garantir o cumprimento do compromisso estabelecido. Os grupos devem identificar os atores relevantes no território que podem contribuir para a solução da demanda priorizada, de maneira a sensibilizá-los à participação ativa na resolução dos problemas.

Um grupo composto por mulheres e homens se reúne em pé, formando um círculo, e escutam o educador territorial em uma atividade do percurso formativo.
Encontro formativo em São Paulo/SP. Foto: Reprodução

Metodologia Usina de Valores

A área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog busca, através da criação e desenvolvimento de estratégias educativas nas práticas cotidianas, estimular o engajamento político na promoção de uma cultura de direitos humanos e bem viver nos territórios.

A Usina de Valores é uma metodologia de educação popular e não formal em direitos humanos, criada e desenvolvida pelo Instituto em consonância com as Diretrizes Nacionais do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. O percurso formativo atua a partir da disseminação dos valores da Dignidade Humana, Escuta Ativa, Engajamento Político, Coexistir na Diferença e Bem Viver para a desnaturalização da violência, das práticas e discursos de ódio. 

Encontro formativo em Vitória/ES. Foto: Reprodução

Deixe um Comentário





4 × um =