No RJ, Deley de Acari é o convidado do quarto encontro do curso Usina de Valores

Seguindo a agenda de encontros do curso Usina de Valores (RJ): Direitos Humanos Entre Becos e Vielas, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog, neste sábado, 4 de agosto, acontece o quarto encontro com o tema “Táticas e estratégias de comunicação para a disputa e disseminação de valores”. A entrada é livre e gratuita.

O debate abordará o papel da mídia na criminalização dos valores e princípios dos Direitos Humanos e como esse processo pode dificultar o entendimento sobre a universalização dos Direitos Humanos.

Deley De Acari, poeta negro, escritor, cronista, ativista e defensor dos Direitos Humanos, será o convidado especial do dia. Ele é animador cultural, treinador de futebol de várzea e um dos principais griôs das favelas cariocas.

Atualmente, Deley é exilado de sua própria favela de moradia, a favela de Acari, por conta de sua atuação política, social e cultural.

A ideia do encontro é identificar ferramentas de comunicação capazes de inverter leituras contrárias e equivocadas sobre os Direitos Humanos, além de analisar e refletir estereótipos reforçados pela mídia como, por exemplo, os sensos comuns sobre “defender bandidos” e a generalização do termo “o pessoal dos direitos humanos”

A mediação ficará por conta de Alan Brum Pinheiro e Raull Santiago. Saiba mais sobre os dois abaixo:

Alan Brum: favelado Sociólogo, cofundador do Instituto Raízes em Movimento e coordenador do CEPEDOCA – Centro de Pesquisa ,Documentação e Memória do Complexo do Alemão.

Raull Santiago:
Ativista de Direitos Humanos, jornalista periférico e especialista em Segurança Pública. Co-idealizador do projeto Movimentos e co-fundador do Coletivo Papo Reto.


Leia mais

O jornalismo é disseminador de valores?

A herança colonial e escravocrata não pode sabotar nossos valores novamente

Marcha das mulheres negras e indígenas: o que significa reivindicar o Bem Viver?

Deixe um Comentário





dezoito − doze =