‘Favela, educação e cultura’: evento em Jaboatão dos Guararapes reúne Bione, Joy Thamires e Bia Ferreira
Neste domingo, dia 14 de julho, o Usina de Valores, realizado pelo Instituto Vladmir Herzorg em parceria com os integrantes do curso de direitos humanos proposto pelo projeto no Recife, promove o ‘Ocupa Periferia’, no bairro Dom Helde, em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana do Recife).
Considerada uma das cidades mais violentas do país e com menos estrutura pública, o evento é organizado pela turma como produto final de formação. Após sete encontros, a atividade conta com a mobilização de muitos ativistas, artistas e pessoas que se conectam com a busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
A programação tem o apoio local da Escola Municipal Zequinha Barreto e do Centro Comunitário do Dom Helder. Serão oferecidas 4 oficinas no período da tarde com temas sobre reciclagem, grafite e mediação de conflitos. No período da noite haverá uma aula pública com Bia Ferreira, multi-instrumentista, cantora de jazz, blues e soul brasileira, Joy Thamires, escritora e poeta e Bione, poeta marginal (Slam das Minas PE) e escritora.
Cada convidada falará sobre as metodologias de produção e educação popular nos territórios de periferias, além das emergências necessárias para disseminação dos Direitos Humanos na favela.
O evento tem o objetivo de provocar o debate sobre as experiências de educação e produção de cultura na periferia, organizado a partir do diálogo com conceitos e saberes da educação popular, educação contextualizada e outros processos que estimulam a reflexão coletiva das pessoas de um determinado território.
Gratuito e aberto para todas as idades.
Serviço:
Local: Escola Estadual Zequinha Barreto (Conjunto Resid Dom Helder Camara)
Jaboatão dos Guararapes
Data: 14 de julho
Horário: 15h