Instituto Vladimir Herzog fortalece rede de parcerias no Recife para ações de educação popular em direitos humanos

Equipe de Educação em Direitos Humanos do IVH ampliou e fortaleceu a rede de parcerias em agendas na capital pernambucana, onde termina um processo formativo e realizará outros a partir da metodologia Usina de Valores 

Membros da equipe de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog estiveram em Recife (PE) para acompanhar o último encontro do processo formativo da metodologia Usina de Valores realizado no território ao longo de seis meses com um grupo de jovens ativistas, no dia 29 de novembro. Na ocasião, o IVH anunciou novo projeto com dois grupos na capital pernambucana até setembro de 2025. 

Para fortalecer as parcerias locais, a equipe realizou nos dias seguintes encontros de articulação, incluindo reuniões com as secretarias municipais de Juventude e de Segurança Cidadã, além do Coletivo Massapê e o Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social. 

Recife é uma das cinco localidades que vivem desde junho de 2024 processo formativo de educação popular em direitos humanos a partir da metodologia Usina de Valores. Agora, com o início de novos projetos da metodologia alcançando mais 16 territórios até setembro de 2025, Recife seguirá participando com dois grupos. Com a visita da equipe ao território, foi possível escutar as parcerias locais sobre o processo finalizado e pensar coletivamente nos caminhos para as próximas ações, além de ampliar parcerias para a ativação do território.  

Renata Aquino, coordenadora de Estratégias Educativas de Educação Popular em Direitos Humanos do IVH, explica que os impactos nos territórios não se encerram com o término do processo formativo da Usina de Valores, que almeja como resultados a mobilização de redes comunitárias e o engajamento político. “Consideramos importante que a metodologia Usina de Valores fortaleça as redes e, assim, potencialize o processo de ativação do território”, afirma.

Confira algumas das atividades de articulação realizadas pela equipe de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog no Recife, entre 29/11 e 03/12:

Participação do IVH na oficina de mobilização da Usina de Valores em Recife

Lançamento “Águas que Arrebentam” créditos do registro fotográfico: Bruno Carvalho (@passosdebruno), Laiany Silva e Evellyn Cavancanti (@evellynn_xs).

O cinedebate com exibição do filme “Águas que arrebentam”, produzido ao longo do processo formativo da Usina de Valores em Recife, celebrou o percurso da metodologia na sexta-feira, 29/11, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Professor Paulo Freire. Na noite de estreia, Renata Aquino, do Instituto Vladimir Herzog, anunciou a continuação das ações, com mais dois grupos  da Usina de Valores em Recife no próximo período e celebrou o processo formativo no Ibura, realizado em parceria com o Coletivo Massapê desde junho de 2024: “Quando esses meninos e meninas dizem que se reconhecem como sujeitos de direito, como pertencentes a esse grupo, isso é o que dá sentido para a Usina de Valores, enquanto metodologia de educação popular em direitos humanos”. (Clique para saber mais sobre a oficina de mobilização no Ibura)

Visita do IVH ao CENDHEC – Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social

Parte da equipe de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog com representantes do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (CENDHEC) em sua sede, no Recife, em 03 de dezembro de 2024

Nas trocas realizadas entre Instituto Vladimir Herzog e Centro Dom Helder Câmara de sEstudos e Ação Social (CENDHEC) no dia 03 de dezembro, ficou evidente uma grande sinergia entre a atuação das instituições. Enquanto o IVH vem atuando junto a jovens do Ibura que se mobilizaram quanto aos impactos das mudanças climáticas no bairro, o CENDHEC vem desenvolvendo educação de base junto a juventudes de comunidades tradicionais quilombolas de Pernambuco, por exemplo. Assim, as equipes notaram possibilidades de fortalecer redes no território e de incidência nacional. Foi considerada a articulação de uma participação crítica das juventudes pernambucanas alcançadas pelas instituições, por meio de grupos de intercâmbio. 

Há muita similaridade em nossas atuações com juventudes, temos muito a trocar e promover integração entre nossos projetos. Fico maravilhado com a perspectiva de podermos caminhar juntos”, afirmou Célio Meira, do CENDHEC.

Reunião do IVH com a Secretária Executiva de Juventude e Secretaria de Segurança Cidadã de Recife, Marcone Ribeiro e com o Secretário Executivo de Prevenção e Cultura Cidadã do Recife, Paulo Moraes

Parte da equipe de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog e Coletivo Massapê com o Secretário municipal de Juventude de Recife, Marcone Ribeiro (primeiro na fileira de cima, da direita para a esquerda) e equipe e Paulo Moraes, Secretário Executivo de Prevenção e Cultura Cidadã,(no meio da fileira de cima), em reunião na Prefeitura Municipal do Recife no dia 03 de dezembro de 2024.

No dia 03 de dezembro de 2024, a equipe de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog (IVH) e do Coletivo Massapê participou de uma reunião na Prefeitura Municipal do Recife com Marcone Ribeiro, Secretário Executivo de Juventude, e Paulo Moraes, Secretário Executivo de Prevenção e Cultura Cidadã. Durante o encontro, apresentamos a metodologia de Educação Popular Usina de Valores, com foco em direitos humanos, destacando oportunidades de integração com programas e projetos municipais.

A apresentação, voltada para ambas as secretarias e suas equipes, buscou explorar formas de colaboração que potencializam o impacto das ações em territórios prioritários. Entre as possibilidades levantadas com Marcone Ribeiro, foram destacadas sinergias com o Estação Juventude, Jovem Protagonista e Juventude Participa, programas voltados para o engajamento juvenil e formação cidadã. Houve também a proposta de utilização do COMPAZ Dom Helder Câmara como um espaço de articulação para grupos formativos, além do planejamento de ações como um fórum juvenil sobre mudanças climáticas.

Com Paulo Moraes, o diálogo abordou a ampliação da atuação comunitária através de ações educativas e culturais, utilizando os Complexos Comunitários da Paz (COMPAZ) como pontos estratégicos para a difusão de direitos humanos. Foram destacadas possibilidades de articulação com o Comitê Inter-religioso. Essa reunião faz parte do processo de assessoria do IVH nos territórios, buscando incidir nas políticas públicas e envolver diretamente as comunidades nos territórios de atuação. Reforçou o compromisso das partes em explorar parcerias que fortaleçam a educação popular e os vínculos comunitários em Recife, alinhando-se aos objetivos da Usina de Valores.

Alinhamento do IVH com Coletivo Massapê

Em encontro presencial com o Coletivo Massapê, parceiro local do Instituto Vladimir Herzog para execução da metodologia Usina de Valores no Recife, a equipe do IVH realizou uma escuta sobre o processo para o Massapê, no dia 03 de dezembro. 

Representado por Marina Mergulhão e Bela Neves, que também atua como educadora territorial da Usina de Valores, o coletivo demonstrou interesse em estender a parceria para para a execução das ações do projeto que continuará em Recife com mais dois grupos  que passarão pelo processo formativo da Usina em Recife até setembro de 2025.

Alguns dos pontos positivos sobre a realização do percurso compreendidos tanto pelo coletivo quanto pela equipe do IVH foram a flexibilidade e disposição da parceria, além do fato da metodologia ter se mostrado adaptável para a realidade local e eficiente para alcançar os resultados a que se propõe. 

Deixe um Comentário





doze − um =