[US] Cabecalho Metodologia

A metodologia Usina de Valores é resultado da experiência e vivência nos territórios, trabalhando em parceria com beneficiários e parceiros desde 2018. Ela é uma abordagem de educação popular e não-formal em Direitos Humanos, guiada pelos seguintes eixos programáticos:

  • Articulação: Essa etapa estabelece vínculos com atores sociais estratégicos, levanta demandas e elabora um plano de ação conjunto com as organizações parceiras.
  • Aprendizagem: Concentra-se em atividades de formação, como encontros formativos e oficinas, promovendo a construção de saberes e a partilha de experiências entre formadores e participantes, além de estabelecer uma agenda comum para ações futuras.
  • Mobilização: É um processo contínuo de engajamento político de atores da sociedade civil, coletivos e movimentos em prol de uma agenda comum. Inclui a sistematização e avaliação do processo, subsidiando a readequação das etapas anteriores e ampliando as possibilidades de engajamento dos participantes.

Os eixos programáticos são realizados em etapas cíclicas, permitindo que o conhecimento seja construído de forma dialética, mobilizando as seguintes ações:

  • Analisar: Inclui a análise do contexto, identificação de parceiros, levantamento de expectativas e avaliação do processo formativo. Atua nos eixos de articulação e mobilização, com estratégias de estudo diagnóstico e ciclo de avaliação.
  • Articular: Envolve o planejamento colaborativo com organizações parceiras, pactuação e ajustes para implementar a metodologia e as propostas formativas de direitos humanos. Inclui oficinas de sensibilização e elaboração de um plano de ação territorial.
  • Aprender: Reúne atividades de formação em valores e práticas de educação popular e não-formal em direitos humanos, fortalecendo iniciativas territoriais em defesa dos direitos. Inclui encontros formativos e oficinas de formação.
  • Agir: Concentra-se no engajamento político para a promoção e defesa de direitos, mobilizando sujeitos no território e ativando redes comunitárias. Inclui estratégias como agenda prioritária, comitê local, mapeamento e oficinas de mobilização.
  • Acompanhar: Envolve o monitoramento das atividades nos territórios e assessoria aos comitês locais na implementação de propostas de educação em Direitos Humanos. Inclui mentoria junto às organizações territoriais parceiras e comitês locais.

Todas essas ações são orientadas pelos valores democráticos, buscando desnaturalizar a violência, práticas e discursos de ódio, e enfatizando a importância da Dignidade Humana, Bem Viver, Escuta Ativa, Coexistir na Diferença e Engajamento Político.

DOCUMENTÁRIO "SOBRE SEGUIR" registra o circuito metodológico aplicado na experiência formativa de mulheres e lideranças de periferias urbanas