PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS
Por Ronilso Pacheco
PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS, mas cuja encarnação o trouxe à terra, e sofreu, e sangrou, e foi violentado, e foi criminalizado e morto, como tantos de nós.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME através da nossa denúncia da injustiça, nossa solidariedade aos vulneráveis, nossa inconformidade com toda morte produzida em nome de uma governança que pensa mais em lucros e privilégios do que no cuidado com o povo.
VENHA O TEU REINO, onde a tua perturbadora justiça envergonha a seletiva Justiça que aqui oferecem aos pobres
SEJA FEITA A TUA VONTADE, que não violenta nem moraliza nossas próprias vontades, ASSIM NA TERRA, COMO NO CÉU, este céu que, mais que um lugar, é uma mentalidade para além desse mundo hostil, competitivo e meritocrático.
O PÃO NOSSO DE CADA DIA, que alimenta a nossa resistência e esperança, apesar das sucessivas investidas que nos oprimem e afugentam, NOS DAI HOJE.
PERDOAI AS NOSSAS DÍVIDAS, que são muitas, e queremos reconhecer nossas limitações que as vezes dificultam diálogos e lutas comuns, ASSIM COMO PERDOAMOS AOS NOSSOS DEVEDORES, sem nos calarmos diante daqueles que nos devem justiça, que nos devem reconhecimento de nossa dignidade.
E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO, que é aquele permanente desejo de desistir, de perder a esperança, de esquecer, de se entregar a impotência, e também o medo, que nos faz concordar com a execução, a eliminação daqueles que estamos convencidos de que nos ameaçam.
MAS LIVRAI-NOS DO MAL, e da insistente maldade, que nos faz justificar a violência que vitima toda uma comunidade, em nome de uma suposta segurança.
PORQUE TEU É O REINO, que não tolera fundamentalismos, O PODER, que não trata opressão como pacificação, E A GLÓRIA, que em nada glorifica a apatia dos nossos líderes e sacerdotes frente a violência do Estado,
AMÉM.
Amém ,que seja assim !