Lideranças sociais mapeiam desafios locais em cinco territórios

Durante percurso de formação da Usina de Valores, participantes exploraram a realidade local, utilizando suas experiências, conhecimentos e saberes como ponto de partida

Como identificar violações de direitos humanos e traçar caminhos para soluções locais a partir do próprio território? Cinco territórios estão vivenciando um percurso de educação em direitos humanos por meio da metodologia Usina de Valores, com o fim de fortalecer ações comunitárias, lideranças e atores locais. O percurso formativo começou em julho e vai até novembro.

Em São Paulo (SP), Duque de Caxias (RJ), Vitória (ES), Recife (PE) e Belém (PA), grupos realizaram a primeira etapa de articulação com as oficinas de sensibilização. Nessas atividades, participantes exploraram a realidade local, utilizando suas experiências, conhecimentos e saberes como ponto de partida. Através de atividades de mapeamento, cartografias afetivas e levantamentos, compartilharam suas percepções sobre o território para identificar as questões coletivas que impactam a comunidade. Essa análise também permitiu detectar as potencialidades únicas de cada local.

Agora, durante a etapa de aprendizagem, cada turma focou em estabelecer uma demanda prioritária a partir das pautas emergentes de cada território. Elas desenvolverão uma carta compromisso e um plano de ação, que devem guiar os próximos passos de suas mobilizações.

O projeto é uma realização do Instituto Vladimir Herzog com a parceria fundamental de entidades locais em cada território: Instituto Gênesis, Associação Santo Agostinho – ASA, Massapê, Instituto Nós em Movimento, Associação Comunitária do Bairro do Guamá e Centro Formação de Educadores Paulo Freire – SEMEC.

METODOLOGIA USINA DE VALORES

A área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog busca, através da criação e desenvolvimento de estratégias educativas nas práticas cotidianas, estimular o engajamento político na promoção de uma cultura de direitos humanos e bem viver nos territórios.

A Usina de Valores é uma metodologia de educação popular e não formal em direitos humanos, desenvolvida em consonância com as Diretrizes Nacionais do Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. O percurso formativo atua a partir da disseminação dos valores da Dignidade Humana, Escuta Ativa, Engajamento Político, Coexistir na Diferença e Bem Viver para a desnaturalização da violência, das práticas e discursos de ódio. 

Deixe um Comentário





5 × quatro =