Dia da mulher negra: confira eventos que estão acontecendo em SP, RJ e Recife

No Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, 25 de julho,  quarta-feira, é celebrado o dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional da Mulher Negra. No Brasil, a data foi oficialmente reconhecida no país em 2014. Aqui, o dia faz homenagem e memória à Tereza de Benguela, mulher negra líder do quilombo de Quariterê, no Mato Grosso.

Uma série de atividades estão acontecendo em diferentes estados do Brasil em comemoração a esta data ou, coincidentemente, foram planejados para o mesmo período. O fato é que a semana está cheia de eventos com foco na luta contra o racismo institucional, a violência de estado e por justiça.

O Usina de Valores separou algumas atividades que estão planejadas para as cidades em que o projeto acontece. Veja abaixo.

 

Foto:@THEOPTIMISTDREAMER

 

  • Recife, 25 de julho
    Debate público: Mulheres Negras nas Eleições 2018 – Movendo Pernambuco e o Brasil

Também em comemoração ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a Rede de mulheres negras de Recife organizaram Julho das Pretas. Durante o mês, aconteceram uma série de atividades ao longo no mês. Nesta quarta-feira as convidadas para o debate sobre política são: Carmen Silva,  do SOS Corpo, Fórum de Mulheres de Pernambuco e Articulação de Mulheres Brasileiras e Ana Paula Maravalho, advogada e ativista Negra. Mais informações aqui.

  • Rio de Janeiro, de 23 a 27 de julho
    Evento Internacional: Julho Negro

O Julho Negro é um evento de articulação internacional contra a militarização e o racismo no mundo. Este ano, ele será realizado dos dias 23 ao dia 27 de julho no Rio de Janeiro e contará com a participação de mais de 15 países, assim como: Palestina, Chile, Colômbia, África do Sul, EUA, Argentina, Índia, dentre outros. O objetivo é que todos estes movimentos denunciem a forma como os Estados têm tratado as vidas empobrecidas em cada território.

A organização é feita por mães que perderam os seus filhos por causa da violência policial e por grupos que formam os movimentos de favelas do Rio de Janeiro. Nos primeiros ‘Julho Negro’, a articulação se conectou com organizações como o Black Lives Matter (Vidas Negras importam) dos EUA, mães e familiares vítimas da Palestina, do México e da Associação de Haitianos do Brasil.Todas as atividades serão realizadas em favelas do Rio de Janeiro.  Clique aqui para ver a programação.

  • São Paulo, dia 25 de julho
    Marcha das Mulheres Negras

Com o objetivo de evidenciar as especificidades da população negra, com um recorte de gênero e classe, as manifestantes sairão às ruas de São Paulo contra o racismo, o machismo e a LGBTfobia. A concentração será ás 17h na Praça Roosevelt e seguirá até o Teatro Municipal da cidade.

Liderada pela Marcha das Mulheres Negras (SP), este é o terceiro ano consecutivo em que o ato acontece. Em 2018 o mote será “Por nós, por todas nós e pelo Bem Viver”. Clique aqui para mais informações.

1 comentário

  1. […] post Dia da mulher negra: confira eventos que estão acontecendo em SP, RJ e Recife apareceu primeiro em Usina de […]

Deixe um Comentário





vinte − onze =