Livro ‘Jesus e os Direitos Humanos’ chega a Salvador em 7 de fevereiro

Salvador  –  O Usina de Valores, projeto liderado pelo Instituto Vladimir Herzog,  lança no dia 7 de fevereiro o livro “Jesus e os Direitos Humanos”, coordenado pelo teólogo e pastor Ronilso Pacheco. A obra reúne nove artigos que relacionam passagens bíblicas e as mensagens de Jesus com a busca contemporânea por justiça, igualdade e defesa dos direitos civis e sociais. O evento acontece às 9h na Faculdade de Direito da UFBA e a distribuição é gratuita.

A estreia aconteceu em São Paulo no final de 2018. Agora, o objetivo é levar a publicação para os demais estados em que o Usina de Valores atua: Rio de Janeiro, Recife e Salvador. A capital baiana, que passa a integrar o projeto em 2019, abre o circuito. O evento inclui uma roda de conversa com a participação da pedagoga Liz Guimarães e dos pastores Joel Zeff e Ras André, autor de um dos textos. A mediação fica com  Ícaro Jorge, ativista e articulador do projeto na cidade.

Lançamento do livro “Jesus e os Direitos Humanos” em São Paulo, na sede do Exército da Salvação (Foto: Usina de Valores/Instituto Vladimir Herzog)

Para Rogério Sottilli, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, o conteúdo que cada página traz é essencial, principalmente para um país cristão como o Brasil. “E é muito importante evidenciar que a luta pelos direitos humanos e o cristianismo defendem os mesmos valores”.

Entre as escritoras e os escritores que assinam os textos estão Caio Marçal, teólogo e pedagogo; Andreia Fernandes, pastora e teóloga; Pastora Kátia Ezoite e Pastor Jairo dos Santos; André Guimarães, educador popular e ativista da Teologia Negra no Brasil; Géssica Dias, assistente social e membra da Igreja Batista de Coqueiral, em Recife;  Henrique Vieira, teólogo, ator e pastor; Kleber Lucas, cantor e pastor; José Marcos da Silva, teólogo e psicólogo; João Luiz Moura, pedagogo e metrando em Ciências da Religião. 

“Por diversas razões, neste momento, sabemos que um livro que aborda os direitos humanos a partir da perspectiva de Jesus torna-se uma peça fundamental. Tendo sido uma escolha ou não, a obra faz parte de uma disputa de sentido. Uma disputa de sentido da bíblia, do evangelho e de Jesus no debate sobre direitos humanos, sobre a dignidade, sobre a diversidade e a democracia”, afirma Ronilso Pacheco, coordenador da publicação.

A distribuição de livros será gratuita, enquanto durarem os exemplares disponíveis (Foto: Usina de Valores/Instituto Vladimir Herzog)

A publicação integra as ações do projeto Usina de Valores, iniciativa que tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater o crescente discurso de ódio. A intenção é sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta.

Desde março de 2018 o projeto tem desenvolvido cursos, oficinas e eventos de formação sobre a importância de disseminar cinco valores fundamentais: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa, Bem Viver e Engajamento Político.

Além disso, com foco no campo evangélico,  em agosto foi ao ar a websérie Usina de Valores Entrevista. A primeira temporada foi intitulada “O Reino de Deus é semelhante a uma Usina de Valores”. Em seis episódios, pessoas ligadas ao universo evangélico relacionaram a Bíblia com os cinco valores do projeto.

Lançamento do Livro Jesus e os Direitos Humanos
Data: 7 de fevereiro
Horário: 9h
Local: Faculdade de Direito da UFBA
Endereço: Rua da Paz, Graça, Salvador – BA – Sala 105
*Entrada gratuita


7 comentários

  1. Carmen Pereira dos Santos em 3 de fevereiro de 2019 às 16:15

    Qual pessoa pode pegar o livro.

    Sou católica, e gostaria de obter o livro.

  2. Adson de Aguiar em 4 de fevereiro de 2019 às 21:38

    Realmente são temas extremamentes relevantes para nossa sociedade, e chega em um momento muito oportuno em que vivenciamos o aumento da violência, desigualdade em todos os sentidos e a tão comentada e debatida ” intolerância religiosa”.

    Espero que esse evento seja um marco na vida de cada participante e que a verdade, o amor e o entendimento sejam intensificados em nossos corações.

  3. Rev. Marco Aurélio Monteiro Pereira em 4 de fevereiro de 2019 às 23:15

    Vai ter e-book?

  4. Abraão em 16 de fevereiro de 2019 às 12:09

    Como posso adquirir um exemplar? Gostei muito da temática e gostaria de conhecer mais a fundo a obra.

  5. Camila em 21 de fevereiro de 2019 às 09:17

    Olá! Moro em Vitória-ES, como faço para adquirir um exemplar?

  6. wlademir ribeiro em 9 de janeiro de 2020 às 19:18

    como conseguir exemplares do livro

Deixe um Comentário





5 + seis =