No Rio: livro ‘Jesus e os Direitos Humanos’ é lançado em 16 de fevereiro

No dia 16 de fevereiro o livro ‘Jesus e os Direitos Humanos’, coordenado pelo teólogo e pastor Ronilso Pacheco, será lançado no Rio de Janeiro. A obra reúne nove artigos que relacionam passagens bíblicas e as mensagens de Jesus com a busca contemporânea por justiça, igualdade e defesa dos direitos civis e sociais. O evento acontece às 17h na Igreja Batista Filha de Sião, no Complexo do Alemão. A distribuição é gratuita.

A estreia aconteceu em São Paulo no final de 2018. Agora, o objetivo é levar a publicação para os demais estados em que o Usina de Valores atua: Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

O evento inclui uma roda de conversa com Kátia Teixeira, teóloga e pastora da Igreja Projeto A Partir do Nosso Olhar. Ela também é uma das autoras do livro, assina um dos textos com o pastor Jairo dos Santos. Clemir Fernandes, pastor batista, sociólogo e pesquisador do Instituto de Estudos da Religião (ISER), também está confirmado. O louvor será conduzido pelo pastor Pedro Ângelo, da Primeira Igreja Batista do Grajaú.

Para Rogério Sottilli, diretor executivo do Instituto Vladimir Herzog, o conteúdo que cada página traz é essencial, principalmente para um país cristão como o Brasil. “E é muito importante evidenciar que a luta pelos direitos humanos e o cristianismo defendem os mesmos valores”.

Entre as escritoras e os escritores que assinam os textos estão Caio Marçal, teólogo e pedagogo; Andreia Fernandes, pastora e teóloga; Pastora Kátia Ezoite e Pastor Jairo dos Santos; André Guimarães, educador popular e ativista da Teologia Negra no Brasil; Géssica Dias, assistente social e membra da Igreja Batista de Coqueiral, em Recife;  Henrique Vieira, teólogo, ator e pastor; Kleber Lucas, cantor e pastor; José Marcos da Silva, teólogo e psicólogo; João Luiz Moura, pedagogo, teólogo e metrando em Ciências da Religião. 

“Por diversas razões, neste momento, sabemos que um livro que aborda os direitos humanos a partir da perspectiva de Jesus torna-se uma peça fundamental. Tendo sido uma escolha ou não, a obra faz parte de uma disputa de sentido. Uma disputa de sentido da bíblia, do evangelho e de Jesus no debate sobre direitos humanos, sobre a dignidade, sobre a diversidade e a democracia”, afirma Ronilso Pacheco, coordenador da obra.

A publicação integra as ações do projeto Usina de Valores, iniciativa que tem o objetivo de promover a cultura de direitos humanos e combater o crescente discurso de ódio. A intenção é sensibilizar e engajar pessoas na construção de uma sociedade democrática, justa e não violenta.

Desde março de 2018 o projeto tem desenvolvido cursos, oficinas e eventos de formação sobre a importância de disseminar cinco valores fundamentais: Dignidade Humana, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa, Bem Viver e Engajamento Político.

Além disso, com foco no campo evangélico,  em agosto foi ao ar a websérie Usina de Valores Entrevista. A primeira temporada foi intitulada “O Reino de Deus é semelhante a uma Usina de Valores”. Em seis episódios, pessoas ligadas ao universo evangélico relacionaram a Bíblia com os cinco valores do projeto.

Lançamento do Livro Jesus e os Direitos Humanos no Rio de Janeiro
Data: 16 de fevereiro
Horário: 17h
Local: Igreja Batista Filha de Sião
Endereço: Rua Pedro Avelino 34, Ramos (Complexo do Alemão), próximo a UPA/Clínica da Família Zilda Arns
*Entrada gratuita

8 comentários

  1. Ana Lúcia Monteiro do Prado em 12 de fevereiro de 2019 às 16:09

    Gostaria de adquirir esse livro.

  2. Benedito José de Carvalho em 12 de fevereiro de 2019 às 16:14

    Olá Amigos,
    Sou de Campinas, interior de São Paulo.

    Como faço para adquirir o livro

    Vou deixar meu emal para resposta:
    bjfoco@gmail.com
    whats: 19 993187798

    grato

  3. Anderson Vieira Santos em 13 de fevereiro de 2019 às 20:44

    ou Católico, e simpático a linha Franciscana, e vejo com excelentes olhos a iniciativa, descolando do fanatismo por parte de alguns evangélicos na qual a minha esperança de estes sejam uma “minoria” que fazem muito barulho. Jesus veio pregar o amor e paz entre os homens, uma vida de comunhão com Deus e com os homens ensinando-nos principalmente que devemos olhar com atenção pelos excluídos e desamparados,. Tal comportamento na visão humana foi a causa de sua prisão e morte por cruz, por uma sociedade ávida por sangue e sedenta de poder, e doente de espírito.
    No Brasil e no mundo do século XXI, as coisas não são muito diferentes, bem como a história de Jesus vem se repetindo com àqueles que lutam pelos mais desfavorecidos e desamparados. Nenhum ser humano tem o direito de julgar o outro e Jesus nos ensina isso claramente. A filosofia cristã é a filosofia da fraternidade entre os povos, e do bem comum, onde todos devem possuir igualdade de oportunidade.

    No mais, Jesus é misericordioso, como este demonstra em suas próprias palavras no Evangelho de João, capítulo 8 e versículos do 1 ao 11, entre tantos outros momentos em que Jesus demonstra o seu desejo de humanidade a sociedade.

    Jo 8, 1-11
    Os escribas e os fariseus trouxeram-lhe uma mulher que fora apanhada em adultério. 4 Puseram-na no meio da multidão e disseram a Jesus: “Mestre, agora mesmo esta mulher foi apanhada em adultério. 5 Moisés mandou-nos na Lei que apedrejássemos tais mulheres. Que dizes tu sobre isso?”. 6 Perguntavam-lhe isso, a fim de pô-lo à prova e poderem acusá-lo. Jesus, porém, se inclinou para a frente e escrevia com o dedo na terra. 7 Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: “Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra”.* 8 Inclinando-se novamente, escrevia na terra. 9 A essas palavras, sentindo-se acusados pela sua própria consciência, eles se foram retirando um por um, até o último, a começar pelos mais idosos, de sorte que Jesus ficou sozinho, com a mulher diante dele. 10 Então, ele se ergueu e vendo ali apenas a mulher, perguntou-lhe: “Mulher, onde estão os que te acusavam? Ninguém te condenou?”. 11 Respondeu ela: “Ninguém, Senhor”. Disse-lhe então Jesus: “Nem eu te condeno. Vai e não tornes a pecar”.
    Ave-Maria, Edição Claretiana Editora. Bíblia Sagrada Ave-Maria . Editora Ave-Maria.

    Palavras do Senhor,

    Paz e Bem

  4. Rosa Bomfim em 16 de fevereiro de 2019 às 11:54

    Quero muito adquirir o livro. Sou do Rio Grande do Sul. Obrigada.

  5. Olavo de Almeida Soares em 17 de fevereiro de 2019 às 17:07

    Gostaria de receber esse livro. Faço trabalho voluntario de politicas publicas para nossa população idosa, junto ao Grande Conselho Municipal do Idoso – GCMI aqui na cidade de São Paulo.
    Olavo de Almeida Soares – Rua Itapiruna nº 759 – Jardim Penha – São Paulo/ SP. – CEP: 03757-050 – Celular (11) 991.54.55.56

  6. Erika em 8 de março de 2019 às 13:39

    Como faço para adquirir?

  7. Cristiane Lenita Rhoden em 12 de novembro de 2019 às 16:35

    Olá como faço para adquirir o livro, sou de Gaspar santa Catarina. Obrigada!

Deixe um Comentário





1 × 5 =