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Os projetos de Educação Não Formal na área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog têm sido desenvolvidos desde 2018, em conformidade com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos e em parceria com o poder público, organizações sociais e lideranças locais. As ações dos projetos se orientam em princípios metodológicos fundamentais:

 

Contextualização: Considera a realidade social, concepções locais, territórios e saberes ao planejar a formação em direitos humanos.

Diálogo e Escuta Ativa: Utiliza a comunicação como um meio de promover o respeito mútuo e o diálogo como base para a construção de conhecimento e relações pacíficas.

Aprendizagem Colaborativa: Fomenta a cooperação e o compartilhamento de saberes, experiências e perspectivas para enriquecer a aprendizagem teórica e prática.

Articulação e Formação Política: Fortalece redes comunitárias e incentiva a participação para promover os direitos humanos na democracia.

Transversalidade de Saberes: Integra diferentes perspectivas e conhecimentos dos participantes, reconhecendo que o saber é um processo humano e social.

Sistematização: Organiza e reflete sobre a experiência para criar conhecimento coletivo, planejar ações futuras e avaliar resultados.

 

Por meio de valores que promovem uma cultura de Direitos Humanos nos territórios onde os projetos são implementados, a metodologia Usina de Valores tem como premissa fortalecer diferentes atores sociais em suas práticas, estimulando o engajamento político .

Desde 2018, as ações de Educação Não Formal em Direitos Humanos têm mobilizado diversas periferias urbanas, como de São Paulo-SP, Duque de Caxias-RJ, Recife-PE, Salvador-BA, Alvorada-RS, Vitória-ES e do Rio de Janeiro-RJ. São realizadas atividades formativas, tais como encontros de intercâmbio, oficinas, eventos e cursos, que abordam temas emergentes e de relevância para cada um dos territórios participantes. Considerando as potencialidades e fragilidades desses territórios, as atividades buscam envolver diferentes públicos, incluindo educadores, jovens, lideranças locais e de evangélicos progressistas no sentido de semear os valores dos Direitos Humanos.