Documentário acompanha atividades de fortalecimento de mulheres nos territórios

Produção audiovisual desenvolvida pelo Instituto Vladimir Herzog junto com atividades formativas estimula reflexão e ação coletiva no enfrentamento a violências e violações de direitos

“A gente lamenta a vida e tantas vezes a morte / Mas a gente segue / Porque a favela é mulher forte”. A poesia “Sobre Seguir”, de Dani Lopes, empresta o título para o curta-documentário que em 2022 acompanhou atividades formativas  com três grupos de mulheres, mães e educadoras a partir da Usina de Valores, metodologia de Educação em Direitos Humanos desenvolvida pelo Instituto Vladimir Herzog.

As atividades formativas registradas no documentário aconteceram no segundo semestre de 2022 ao longo de cinco encontros na Cidade Tiradentes, em São Paulo (SP), Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ) e Vitória (ES). 

O circuito desenvolvido pela área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog propôs trocas e reflexões sobre as violências e violações existentes nos territórios e na vida das participantes, mas também a identificação de suas potencialidades coletivas para enfrentamento dessas situações e proteção a crianças e adolescentes.

Teaser “Sobre Seguir: Articulações e valores”

História construída coletivamente

Lídia Maria de Lima, supervisora pedagógica do projeto, observa que as histórias das mulheres e dos territórios se aproximam, apesar de serem distintas, e que isso favorece um enfrentamento coletivo às violências e violações: “É o tempo todo essa luta por vida, por dignidade, sendo potência. A gente vai percebendo que essa história não é única. Ela é nossa, partilhada, construída e reconstruída à medida que a gente se encontra, que a gente troca”.

A edição do filme, com 26 minutos de duração, cria um ritmo que transmite as sensações vividas durante os encontros, a partir de cenas das atividades. “Para compor o material audiovisual, optamos por um recorte de cenas que acompanham a dinâmica do circuito formativo”, conta a diretora do documentário, Jussa Malunga.

O documentário expressa a voz das mulheres participantes e destaca a construção do conhecimento coletivo em torno de um compromisso comum entre elas, sendo agentes de transformação em seus territórios. Pode contribuir, assim, com processos de fortalecimento de outras mulheres, mães e educadoras, bem como sensibilizar a sociedade para os temas tratados. “Sobre Seguir” é um documentário que utiliza a linguagem audiovisual como meio de sensibilização, estimulando a reflexão e a ação.

Confira os outros teasears do documentário “Sobre Seguir”:

Teaser “Sobre Seguir: Corpo e território”
Teaser “Sobre Seguir: Gênero, violências e desgualdades”
Teaser “Sobre Seguir”: Compromisso e força política da voz feminina

Deixe um Comentário





quatro × 1 =