Sobre Seguir: Usina de Valores terá encontro de encerramento nos territórios

Fechamento do circuito com mulheres em Vitória, São Paulo e Baixada Fluminense contará com apresentação do documentário “Sobre Seguir”, desenvolvido a partir das atividades formativas

Após um circuito de atividades formativas com 75 mulheres em três territórios, o Usina de Valores terá um encontro de encerramento desta etapa do projeto em cada localidade – Vitória (15/06), São Paulo (01/07) e Baixada Fluminense (08/07). Será momento de exibição, para os grupos, do documentário “Sobre Seguir”, desenvolvido ao longo dos encontros realizados entre julho e novembro de 2022. 

A partir do curta-metragem de 26 minutos, as participantes das atividades formativas poderão refletir sobre os conhecimentos e compromissos construídos coletivamente. “Para compor o material audiovisual, optamos por um recorte de cenas que acompanham o percurso seguido por elas”, conta a diretora do documentário, Jussa Malunga.

As atividades formativas propuseram trocas e reflexões sobre as violências existentes nos territórios e também a identificação de espaços possíveis de proteção nos mesmos locais, criando compromissos de ação coletiva pela garantia de direitos em cada território. Realizada pelo Instituto Vladimir Herzog, a iniciativa foi desenvolvida com uma metodologia própria de educação em direitos humanos popular e não formal. Também está prevista no projeto a publicação do Caderno Metodológico Usina de Valores.

Sobre Seguir: potência e participação

O título do documentário “Sobre Seguir” é o mesmo de uma poesia recitada em um trecho do curta-metragem, de autoria de Dani Lopes, que tem os versos: “A gente lamenta a vida e tantas vezes a morte / Mas a gente segue / Porque a favela é mulher forte”. 

Com o encerramento das atividades formativas, espera-se que as mulheres dos grupos participantes mantenham uma rede de proteção ativa nos territórios. A partir do reconhecimento das potencialidades existentes nos territórios, a metodologia Usina de Valores preconiza a integração de diferentes atores locais para o exercício da cidadania ativa e a valorização da dignidade humana. Desse modo, favorece a participação na coletividade e a formação com base na ação e na perspectiva comunitária.


Confira o calendário do encerramento em cada território:

Deixe um Comentário





5 × quatro =