Usina de Valores abre inscrições para cursos semipresenciais

Serão oferecidos cursos em Direitos Humanos e de formação para Lideranças Evangélicas

O projeto Usina de Valores, liderado pelo Instituto Vladimir Herzog, abre inscrições para o curso de Direitos Humanos e para a Formação de Lideranças Evangélicas, ambos em formato semipresencial. As inscrições foram prorrogadas até dia 22 de março!

Os cursos são realizados em parceria com associações e entidades presentes nos territórios onde o Usina de Valores está, são elas: Ação Comunitária Senhor Santo Cristo (São Paulo, SP), Instituto Raízes em Movimento (Rio de Janeiro, RJ), Iniciativa Negra (Salvador, BA), Escola Livre de Redução de Danos (Recife, PE), União das Associações de Moradores de Alvorada (Alvorada, RS) e Centro de Defesa de Direitos Humanos da Serra – CDDH Serra (Serra, ES). 

Vale lembrar que, embora a modalidade dos cursos seja semipresencial, a maior parte das atividades formativas serão on-line, estruturadas em módulos temáticos compostos por videoaulas gravadas, as quais serão disponibilizadas semanalmente no ambiente virtual de aprendizagem do curso, e encontros síncronos realizados pela plataforma Microsoft Teams. O único encontro presencial será realizado no final do curso, de acordo com o planejamento de cada território do projeto (acima).

Curso em Direitos Humanos

O curso em Direitos Humanos será dividido em cinco módulos – totalizando 28 horas de carga horária – a partir de um espaço de troca e partilha de saberes e alinhado com os valores trabalhados pelo Usina de Valores: Bem Viver, Engajamento Político, Coexistir na Diferença, Dignidade Humana e Escuta Ativa. As aulas acontecerão entre os dias 26 de março e 14 de maio, por meio do ambiente virtual de aprendizagem do curso e da plataforma Microsoft Teams.

SERVIÇO:

Inscrições: de 8 a 22 de março

Seleção dos participantes: de 22 a 25 de março

Retorno aos inscritos: de 22 a 25 de março

Número de selecionados: 240

Local: Microsoft Teams e o último encontro será presencial. Locais serão divulgados pela equipe de cada território

Carga horária: 28h

Dia da semana: Sábados, segundas e quartas-feiras

Horário: sábado das 10h30 às 12h30 e segundas e quartas-feiras das 19h às 21h

Dia de Início: 26 de março

Data de término: 14 de maio

Valor: Gratuito 

Certificação: Sim

Público-alvo: Integrantes de coletivos, movimentos sociais e instituições públicas ou do terceiro setor que atuam em territórios periféricos; educadores, agentes de saúde e da assistência social e demais pessoas que atuam ou queiram atuar na garantia, defesa e promoção dos Direitos Humanos.

Formação para Lideranças Evangélicas

A Formação para Lideranças Evangélicas, um dos pilares de atuação do Usina de Valores, contará com quatro módulos – totalizando 30 horas de carga horária – que irão abordar questões como fundamentalismo, intolerância religiosa, além de tratar sobre desinformação e notícias falsas relacionadas ao discurso religioso. As aulas acontecerão entre os dias 29 de março e 14 de maio, também por meio do ambiente virtual de aprendizagem do curso e da plataforma Microsoft Teams.

SERVIÇO:

Inscrições: de 8 a 22 de março

Seleção dos participantes: de 22 a 25 de março

Retorno aos inscritos: de 22 a 25 de março

Número de selecionados: 180 

Local: Microsoft Teams e o último encontro será presencial. Locais serão divulgados pelas equipes de cada território

Carga horária: 30h

Dia da semana: Terças e quintas-feiras 

Horário: das 19h às 21h

Dia de Início: 29 de março

Data de término: 14 de maio

Valor: Gratuito

Certificação: Sim

Público-alvo: Lideranças evangélicas em geral e demais pessoas que atuam ou queiram atuar na interface entre religião e Direitos Humanos.

O objetivo dessas duas iniciativas é auxiliar na redução da cultura da violência e no enfrentamento ao O objetivo dessas duas iniciativas é auxiliar no combate à cultura da violência e no enfrentamento ao discurso de ódio a partir de uma narrativa de direitos humanos mais acessível, próxima e afetiva para as pessoas.

7 comentários

  1. Eliana Okamura em 12 de março de 2022 às 08:03

    Esses cursos retornaram no segundo semestre??

    É incrível a proposta que vocês estão fazendo, espero conseguir fazer no segundo semestre.

    • Usina de Valores em 22 de março de 2022 às 13:03

      Eliana, os cursos promovidos pelo projeto Usina de Valores acontecem apenas uma vez ao ano. Fique de olho em nossas redes sociais e no site do projeto!

  2. Maria Angélica Duarte em 22 de março de 2022 às 11:15

    Estamos vivendo tempos difíceis na área dos Direitos Humanos. Espero q este curso seja uma ferramenta que auxilie a todos no combate a cultura do ódio. Deus nos Proteja.

    • Maria Angélica Duarte em 22 de março de 2022 às 11:19

      Quero completar minha inscrição.

      • Usina de Valores em 22 de março de 2022 às 13:00

        Boa tarde, Maria Angélica! Tudo bem? Você pode completar a sua inscrição clicando nos botões “inscreva-se”.

  3. Claudia DAvila em 27 de março de 2022 às 14:12

    Boa tarde!! Fiz a inscrição e ainda n tive retorno será q houve algum problema na minha inscrição?

    • Usina de Valores em 28 de março de 2022 às 10:02

      Bom dia, Claudia. Sentimos muito, não queríamos que você tivesse esse problema com o projeto Usina de Valores. A equipe técnica do projeto já está resolvendo isso, ok?

      Você poderia confirmar o seu e-mail e o recebimento do e-mail de boas-vindas do Usina de Valores, por gentileza?

Deixe um Comentário





um × 5 =