Arte em tons de laranja e lilás. O texto diz "21/05. Programação para as oficinas do Usina de Valores." No rodapé, estão os logos do projeto Usina de Valores, do Instituto Vladimir Herzog, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos e do Governo Federal.

Usina de Valores promove série de oficinas gratuitas

Nos próximos sábados, 21 e 28 de maio e 04 de junho, o Usina de Valores promoverá uma série de oficinas presenciais pelo Brasil. Com caráter comunicacional e criativo, estes encontros abordam a vivência de valores dos Direitos Humanos a partir de diferentes linguagens, visando sensibilizar e instrumentalizar as ações dos participantes.

Ao todo, serão 12 oficinas gratuitas em 6 territórios: Alvorada, Salvador, Recife, São Paulo, Vitória e Rio de Janeiro. Para participar, não é necessário inscrição: basta comparecer nos dias e locais marcados e ter interesse em atuar na garantia, defesa e promoção dos Direitos Humanos.

Confira a programação de cada território abaixo:

Alvorada

  • Oficina de produção de vídeos com smartphone

A pandemia reforçou a utilização da internet como forma de contato com o mundo exterior e as redes sociais são, atualmente, o meio de comunicação mais utilizado para a troca de informações. Neste contexto, a proposta de uma oficina de produção de vídeos caseiros pelo celular busca atender essa demanda e levar às pessoas conteúdos que dialoguem com os Direitos Humanos para desconstruir preconceitos existentes.

Com: Alexandre Valles (fotógrafo, videomaker, editor de vídeos há mais de 15 anos, atuando em diversas áreas do audiovisual e em todas as áreas da fotografia)

Quando: 28/05 às 09h

Onde: Sede da União de Associação de Moradores de Alvorada (Rua Tobias Barreto, 324, Maringá)

  • Oficina sobre redes sociais e atualidade

A proposta da oficina é ensinar quais as redes sociais existentes, como e quando utilizá-las de forma positiva para ampliar o número de pessoas alcançadas por conteúdos sobre os Direitos Humanos e suas violações.

Com: Alexandre Valles (fotógrafo, videomaker, editor de vídeos há mais de 15 anos, atuando em diversas áreas do audiovisual e em todas as áreas da fotografia)

Quando: 28/05 às 14h

Onde: Sede da União de Associação de Moradores de Alvorada (Rua Tobias Barreto, 324, Maringá)

Salvador

  • Oficina de escrita criativa e Direitos Humanos

Tem o objetivo de apresentar o que é a escrita criativa, proporcionando situações formativas para que os participantes possam conhecer e experimentar técnicas para desbloquear a escrita, descobrir a voz e o estilo de narrativa de cada um e explorar a criatividade.

Com: Ludmilla Singa (escritora e slammaster do Slam das Minas – Bahia)

Quando: 21/05 às 09h

Onde: Centro Cultural Mamulengo (Rua Monte Sagrado/ Rua Alto das Pontes, 66 – São Tomé de Paripe)

  • Oficina de grafite

Na oficina, os jovens terão breve introdução sobre a história do grafite no mundo e cena local; exposição de conceitos e técnicas com o intuito de informá-los acerca dessa prática; diálogos artísticos que visam estimular o pensamento crítico e criativo; desenvolvimento de esboços de letras estilizadas de grafite com diversos estilos e formas; e técnicas de pintura com tinta aerosol.

Com: Ananda Santana

Quando: 21/05 às 09h

Onde: Centro Cultural Mamulengo (Rua Monte Sagrado/ Rua Alto das Pontes, 66, São Tomé de Paripe)

Recife

  • Oficina de comunicação comunitária e popular

A comunicação popular e comunitária propõe experiências que fazem com que os participantes desenvolvam atividades em conjunto com a comunidade e suas especificidades, tornando assim uma produção de mão dupla. A oficina, portanto, pretende instigar nos participantes práticas de comunicação que estejam ao alcance de todas e todos.

Com: Cidicleiton Zumba (arte educador e cofundador do Coletivo Força Tururu)

Quando: 04/06 às 14h

Onde: Escola Livre de Redução de Danos (Rua das Ninfas, 267, Soledade)

  • Oficina de produção de cards para mídias sociais

A internet tornou-se um dos grandes meios de comunicação e compartilhamento de informações e os movimentos sociais têm se apropriado de suas ferramentas para compartilhar pautas e disputar a narrativa com movimentos conservadores. Dessa forma, esta oficina apresentará técnicas de uso de aplicativos de produção de cards para melhorar e ampliar a comunicação dos movimentos sociais.

Com: Fernanda Lima Paixão (designer, coordenadora da Rede Tumult e  líder de capítulo da Ladies That UX)

Quando: 28/05 às 14h 

Onde: Escola Livre de Redução de Danos (Rua das Ninfas, 267, Soledade)

São Paulo

  • Oficina “Da discriminação à arte”

Os pontos centrais de reflexão desta oficina são a perseguição a artistas periféricos e a defesa dos direitos de manifestação das diversas artes, sobretudo aquelas que trazem os traços dos que estão às margens da sociedade. Assim, pretende-se que os participantes possam conhecer os elementos do hip hop e rap (ritmo e poesia), grafites (assinaturas), DJs e MCs, e Street Dance.

Com: Gustavo Marcelino Santos (assistente e educador social, é MC e faz parte do movimento hip hop de São Paulo).

Quando: 21/05 às 09h

Onde: Instituto Ação Comunitária Senhor Santo Cristo (Rua Santo Rizzo, 120, Cidade Tiradentes)

  • Oficina “Uma cidade chamada Tiradentes”

O principal foco desta oficina é promover a reflexão sobre a importância das lutas e movimentos populares nas conquistas das melhorias no território. Durante a atividade, será construída coletivamente uma colcha de retalhos, relacionando as conquistas coletivas do bairro com a construção da colcha. A ideia é que os participantes possam compreender a história do bairro e a luta popular nos avanços dos serviços públicos da Cidade Tiradentes.

Com: Débora Iannotta (participante do movimento de moradia Esperançar, realiza oficina de corte e costura, cílios fio a fio e designer de sobrancelhas para as comunidades da Cidade Tiradentes)

Quando: 21/05 às 14h

Onde: Instituto Ação Comunitária Senhor Santo Cristo (Rua Santo Rizzo, 120, Cidade Tiradentes)

Vitória

  • “Favelas: O Bonde” – Oficina de grafite

O objetivo deste encontro é possibilitar que as favelas se conectem em seus problemas e soluções através da cultura, arte e compartilhamento social pelo grafite.

Com: Amanda Brommoschenk (artista visual, comunicadora e educadora social)

Quando: 21/05 às 09h

Onde: Jabaeté (Vila Velha)

  • “Favelas: O Bonde” – Oficina de literatura 

O evento pretende possibilitar que as favelas se conectem em seus problemas e soluções através da cultura, arte e compartilhamento social pela poesia e literatura.

Com: Janio Silva (escritor, integrante do coletivo Palavra Negra, idealizador do projeto Entrecemlinhas e pesquisador na área de políticas públicas para as juventudes)

Quando: 21/05 às 09h

Onde: Jabaeté (Vila Velha)

Rio de Janeiro

  • Oficina “Cidadania, Direitos Humanos e diversidade”

Esta oficina visa possibilitar a conscientização em cidadania e Direitos Humanos, contribuindo para valorização e importância das diversidades.

Com: Márcia Brito (assistente social, professora, especialista em Direitos Humanos, saúde e racismo)

Quando: 28/05 às 09h

Onde: Instituto Raízes em Movimento (Av. Central, 68, Complexo do Alemão)

  • Oficina “Teatro e cultura”

A oficina pretende promover a formação e a importância da arte e da cultura como ferramenta de autoconhecimento de apropriação do cidadão.

Com: Nilda Andrade (atriz, escritora e produtora de teatro, membra da Contra Bando de Teatro)

Quando: 28/05 às 09h

Onde: Instituto Raízes em Movimento (Av. Central, 68, Complexo do Alemão)

Deixe um Comentário





3 × dois =