Favela é mulher forte: com Usina de Valores, mulheres fortalecem seu engajamento político

Projeto Usina de Valores fortalece mulheres nas periferias por meio de encontros formativos de Educação Popular em Direitos Humanos. Parceria entre Instituto Vladimir Herzog, Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania e parceiros locais estimula o engajamento territorial e reforça luta por igualdade de gênero.

É com grande satisfação que informamos a conclusão do projeto “Usina de Valores: Mulheres”, realizado entre os anos de 2022 e 2023. O projeto, carinhosamente batizado pelas participantes como “Usina Mulheres”, teve como objetivo principal fortalecer o engajamento político de mulheres das periferias de três cidades brasileiras: Vitória (ES), Duque de Caxias (RJ) e São Paulo (SP).

O projeto foi realizado em torno dos valores Dignidade Humana, Bem-Viver, Coexistir na Diferença, Escuta Ativa e Engajamento Político e se materializou por meio da parceria entre o Instituto Vladimir Herzog e o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, com o envolvimento de parceiros locais1 em cada território. Essas parcerias foram essenciais para viabilizar a realização de cinco encontros formativos em cada localidade.

O projeto apresentou diferentes resultados positivos não somente em relação às suas participantes diretas, mas também  às educadoras, instituições e comunidades que abraçaram o Usina.

Fotos das mulheres que participaram dos encontros formativos nos territórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória, entre 2022 e 2023.

Metodologia Usina de Valores: Fortalecendo o Engajamento territorial

Ao longo de cinco encontros formativos em cada território, as participantes tiveram a oportunidade de vivenciar a metodologia Usina de Valores. Esta metodologia foi construída para fortalecer o Engajamento Político das mulheres, considerando as particularidades de cada território, marcadas por violências cotidianas, incluindo a violência contra a mulher, conflitos territoriais e a carência de políticas públicas adequadas. Entretanto, esses territórios são habitados por mulheres que demonstram uma força incrível e uma necessidade urgente de organização para lidar com suas realidades.

É inegável que a sistematização das ações e metodologias de Educação Popular e Não Formal em Direitos Humanos, ao longo deste projeto, revelou-se um ativo valioso no sentido de trilhar um caminho para uma replicação mais ampla e aprofundada dessa abordagem. 

Um exemplo foi a elaboração e disseminação de um caderno metodológico, onde foram descritas as etapas e abordagens utilizadas, permitindo que a experiência seja compartilhada e multiplicada. Além disso, o curta-metragem “Sobre Seguir” soma-se a esse caminho não apenas documentando o desenvolvimento da metodologia Usina de Valores, mas evidenciando a jornada de transformações e engajamento vivida pelas mulheres participantes.

Continuidade das Ações: Fortalecendo a Democracia por meio da Educação Popular e Não Formal em Direitos Humanos

Após o término do projeto, as mulheres mantiveram o firme compromisso com os princípios e valores da Educação em Direitos Humanos. Elas prosseguem com encontros, rodas de conversa e ações colaborativas relacionadas aos Direitos Humanos e às questões de gênero,  sinalizando a constância do engajamento das participantes.

Entre as adolescentes, que compuseram o grupo em um dos territórios, algumas tiveram uma ousada intervenção em audiência pública na Assembleia Legislativa local, expressando suas reivindicações frente aos índices de feminicídio e violência doméstica que marcam sua região. Esse fato pode revelar o impacto direto do projeto em suas habilidades de participação política.

Além disso, há relatos de mulheres que retomaram seus estudos. Esse retorno à educação formal é uma evidência tangível da capacidade do projeto de estimular mudanças concretas nas trajetórias das participantes, gerando impactos não apenas em suas famílias, mas também de maneira indireta em suas comunidades.

Quem são as participantes…

O que elas dizem…

“Foi uma experiência que eu nunca tinha passado antes, de troca, de conhecer a realidade. A gente desenvolve trabalhos com adolescentes e não conhece a fundo a realidade de cada uma. Como a gente cresceu conhecendo a realidade delas! Como cresceu nosso cotidiano, saber com quem contar. A gente se uniu, parece que passou uma cola. Agora a gente tá compartilhando mais experiências. [Essa experiência] veio acrescentar muito para nossa vida pessoal e profissional”

Andressa, educadora Instituto Gênesis (parceiro Usina de Valores em Vitória – ES)

“Na semana de enfrentamento à exploração sexual, foi tão impactante o relato que as meninas fizeram! Me impactou tanto o que ouvi aquele dia que estamos com a Secretaria dos Direitos Humanos para continuar rodas de conversa, falar dos serviços que estão disponíveis. Foi a primeira vez que vi no Gênesis mulheres tão fortes de expor suas experiências. Isso foi tão impactante que mobilizou o estado a continuar no enfrentamento a essas violações”.

Elisa, gestora Instituto Gênesis (parceiro Usina de Valores em Vitória – ES)

“Pra mim, participar dos encontros foi muito bom, muito importante para eu me encontrar como mulher. Porque muitas vezes a gente passa despercebido por situações que a gente acha que é normal, mas que a gente não pode permitir, de pai, de marido, como grosseria, machismo, ignorância.

Sara, participante Usina de Valores em Vitória – ES

“Agradeço por participar dessa Usina, que abriu minha mente para saber dos meus direitos, dos meus valores. Esse semestre eu voltei a estudar, graças a Deus. Pra lutar pelos direitos de todas as mulheres. Eu, que fui uma, quando entrei nesse Usina, eu estava vítima [da violência doméstica], mas encontrei forças, lutei, corri, e hoje estou aqui. Final do ano vou terminar [os estudos], graças a Deus. Vou lutar, com garra, lutando pelos meus filhos e por todas as mulheres”.

Catia, participante Usina de Valores em Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

“Porque eu também aprendi com tudo isso. E o que a gente aprende dentro do Usina a gente não fica só dentro, a gente quer reproduzir para a nossa vida. E alcançar mais mulheres, mais famílias, alcançar nossa comunidade.

Luciana, especialista Usina de Valores em Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

“Pra mim, é gratificante ver [o documentário que registra os encontros do Usina de Valores – Mulheres] porque nós, mulheres da periferia, a gente sofre muito. A gente não é reconhecida às vezes nem dentro da nossa casa. E aí, trazer esse reconhecimento, eu acho extremamente importante. Levar para os espaços, para que a gente possa ser protagonistas e também para que seja visto que não é só dor, não é só sofrimento [a vida da mulher na periferia]. Um sempre pega na mão do outro, e a gente segue junto, caminha junto.”

Laise, conselheira tutelar de Cidade Tiradentes, São Paulo – SP

“Uma das coisas que eu gostei muito. Eu sou pretinha. Eu sou retinta. Assim, mais escurinha. Eu gostei de ver a gente na tela. Porque eu não me vejo normalmente. Eles não tiram foto minha. Aí depois quando você vai perguntar. Ficou escuro demais. Não sei o quê. É assim! Ficou escuro demais. Na identidade você parece irreconhecível. A gente é irreconhecível na identidade. A gente ri para não chorar toda vez. Entendeu? E aí você vê um filme com a sua imagem. Isso é muito poder! E outra coisa. Graças a Deus eu estou viva para ver isso. Porque tem alguns anos que eu achava que não ia nem chegar aqui nessa idade que eu estou.”

Participante Usina de Valores em Complexo da Mangueirinha, Duque de Caxias – RJ

“E quando eu chego aqui, me dá vontade de chorar. Porque, caraca, a pessoa está falando a mesma coisa que eu passei. Então, se ela também saiu daquele ciclo de violência, eu também consigo sair. Se ela saiu daquilo dali, daquele machismo, daquela falta de união, eu também consigo sair.”

Participante Usina de Valores em Complexo da Mangueirinha, Duque de Caxias – RJ

Agradecemos a todas participantes, parceiros e colaboradores que tornaram este projeto possível. Que os valores e aprendizados compartilhados ao longo desta jornada continuem a inspirar e capacitar as mulheres nas periferias, promovendo mudanças significativas em suas vidas e comunidades.

1 Ação Comunitária Senhor Santo Cristo, +Nós Movimento de Educação Popular, Instituto Gênesis, Movimento a Caxias, Raízes em Movimento, Ministério IPANO – Igreja Projeto Além do Nosso Olhar , Fórum de Defesa de Criança e Adolescente de Cidade Tiradentes.

1 comentário

  1. Katia Ezoite Teixeira Silva em 9 de outubro de 2023 às 22:41

    Foi muito bom participar desse momento.

Deixe um Comentário





dois × 3 =