Fortalecendo Vozes: da história das bruxas ao movimento de mulheres

Conexões entre a opressão do passado e os desafios contemporâneos ressaltam a relevância da compreensão das estruturas de poder, como propõe Daniela Lopes, do Complexo da Mangueirinha

Em 2014, Daniela da Silva Lopes escreveu o artigo “Ainda somos bruxas: a legitimação social da ‘fogueira’ para as mulheres que fogem ao papel social a elas atribuído”1, que oferece uma perspectiva sobre como as histórias das bruxas da Idade Média ecoam nos desafios enfrentados pelas mulheres na atualidade. Por meio deste cruzamento entre o contemporâneo e o passado, as análises de Daniela geram uma reflexão sobre ação, resistência e mudança.

Clique aqui e leia o artigo!

Trecho do documentário “Sobre Seguir” em que Daniela recita a poesia que dá título ao curta-metragem

Daniela da Silva Lopes é assistente social, militante e vereadora na Câmara Popular em Duque de Caxias, especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher (PUC-Rio), graduada em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social Santa Luzia.

Ela participou, no segundo semestre de 2022, dos encontros formativos do projeto Usina de Valores no Complexo da Mangueirinha, em Duque de Caxias (RJ). Ela contribuiu com participação ativa e análises sobre as dinâmicas de violência e das potencialidades nos territórios.

Suas reflexões ecoaram na sua poesia “Sobre Seguir”2, recitada por ela durante os encontros:

“A gente chora a cama vazia do filho perdido pela bala achada
A gente grita o desespero do parto e o vazio do prato
A gente sofre!
A gente lamenta a vida e tantas vezes a morte
Mas a gente segue
Porque a favela, meu povo,
a favela é mulher forte!”

Daniela da Silva Lopes

O curta documentário que registra esses encontros formativos do Usina de Valores leva o título da poesia e reúne diálogos que refletem a luta cotidiana das mulheres a partir dos valores do projeto Escuta Ativa e Engajamento Político, fundamentais na construção do conhecimento coletivo em torno de um compromisso comum entre as participantes.

Veja o teaser do documentário “Sobre Seguir”:

CONFIRA OS OUTROS TEASEARS DO DOCUMENTÁRIO “SOBRE SEGUIR”

Deixe um Comentário





três × quatro =