“Sobre Seguir”: Está no ar documentário que retrata experiência formativa de mulheres de periferias

Produção audiovisual do Instituto Vladimir Herzog é um convite à ação a partir de olhar sensível sobre o papel transformador da vivência dos valores dos direitos humanos no cotidiano

.

“A gente lamenta a vida e tantas vezes a morte / Mas a gente segue / Porque a favela é mulher forte”. A poesia “Sobre Seguir”, de Dani Lopes, empresta o título para o documentário que em 2022 acompanhou atividades formativas com três grupos de mulheres de periferias urbanas a partir da Usina de Valores, metodologia de Educação em Direitos Humanos desenvolvida pelo Instituto Vladimir Herzog.

A produção audiovisual está disponível no YouTube, com acesso livre.

Ao documentar o desenvolvimento da metodologia Usina de Valores, o filme evidencia a jornada coletiva de transformações e engajamento vivida pelas participantes, como possibilidade de enfrentamento a violências presentes em suas vidas numa perspectiva comunitária. Assim, o documentário é um convite à ação a partir de um olhar sensível sobre o papel transformador da vivência dos valores dos direitos humanos no cotidiano.

“Fica evidente como as periferias sofrem com a reprodução das diferentes violações dos direitos, mas também como nestes territórios está a potência para produção de conhecimento, de resistência e de poesia, como o poema ‘Sobre Seguir’, de uma das participantes e que dá nome ao documentário”, observa Renata Aquino, coordenadora de Educação Não Formal da área de Educação em Direitos Humanos do Instituto Vladimir Herzog.

Experiência formativa a partir da Usina de Valores

A metodologia Usina de Valores, desenvolvida pelo Instituto Vladimir Herzog, orienta-se pelos princípios da emancipação e da autonomia, de acordo com o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). Tem a finalidade de favorecer a cidadania, a participação na coletividade e a perspectiva comunitária. É uma metodologia que adapta-se à realidade dos territórios.

No caso da experiência registrada no documentário, as atividades formativas aconteceram no segundo semestre de 2022 ao longo de um percurso de cinco encontros com cada um de três grupos: em Cidade Tiradentes, em São Paulo (SP), Duque de Caxias, na Baixada Fluminense (RJ) e Vitória (ES). 

O circuito propôs trocas e reflexões sobre as violências e violações existentes nos territórios e na vida das participantes, mas também a identificação de suas potencialidades coletivas para enfrentamento dessas situações.

Carinhosamente batizado pelas participantes como “Usina Mulheres”, estimulou o engajamento político e reforçou a importância da luta por igualdade de gênero.

O projeto apresentou diferentes resultados positivos não somente em relação às suas participantes diretas, mas também às educadoras, instituições e comunidades que o abraçaram. Após o término das atividades, as mulheres mantiveram o firme compromisso com os princípios e valores da Educação em Direitos Humanos (saiba mais).

A edição do filme, com 26 minutos de duração, cria um ritmo que transmite as sensações vividas durante os encontros, a partir de cenas das atividades. “Para compor o material audiovisual, optamos por um recorte de cenas que acompanham a dinâmica do circuito formativo”, conta a diretora do documentário, Jussa Malunga.

Veja mais sobre as atividades formativas
Conheça a metodologia Usina de Valores

Assista ao documentário completo:

Documentário “Sobre Seguir”
Sinopse: Documentário que destaca a formação em direitos humanos de mulheres e líderes nas periferias urbanas. Ele revela as violências presentes na vida dessas mulheres, mas também a resistência e poesia que emergem, como na poesia “Sobre Seguir”, inspirando ação e reflexão.
Tempo de Projeção: 26’05
Ano de produção: 2022
País de origem: Brasil
Classificação: Livre
Gênero/ Categoria: Documentário Jornalístico
Produção: Instituto Vladimir Herzog
Direção: Jussa Malunga
Co-Direção: Patricia Mara Penha

Deixe um Comentário





dois × 5 =